terça-feira, 4 de julho de 2017

COMO ARMAZENAR LEITE MATERNO

Mamães que precisam voltar a trabalhar ou precisam se ausentar de casa algumas horas, devem aprender a coletar, conservar e armazenar seu próprio leite.
Quando retira o leite, mantém a produção e ainda alimenta adequadamente quando precisa se ausentar.
Primeiramente deverá retirar seu leite. Há duas formas para ordenhar o leite: usando as mãos ou bombinha tira-leite, que pode ser manual ou elétrica.

No início pode ser mais difícil tirar o leite, por causa da pequena quantidade, não sendo isso um problema, pois você pode juntar outras vezes o leite, até que obtenha a quantidade desejada.

É importante dizer, que tirar o leite estimula sua produção; porém, não é tão eficaz quanto à própria mamada do bebê.

Confira aqui nosso post sobre "retirada do leite”.

ONDE ARMAZENAR

Após a retirada do leite, é importante armazená-lo corretamente para que possa ser ofertado ao bebê num outro momento, sem o risco de estragar.

Algumas bombinhas já vêm acompanhadas de recipientes específicos para congelamento ou armazenamento do leite. Caso você não tenha esse material, mamadeiras comuns esterilizadas (bem vedadas e com tampa) e recipientes de vidro com tampa de plástico esterilizados, também podem ser utilizados.

Podem ser utilizados frascos de vidro de café solúvel ou maionese. Nesse caso, retire o rótulo e o papelão que fica sob a tampa e lave com água e sabão, enxaguando bem, prosseguindo depois para o processo de esterilização.

Existem ainda no mercado, embalagens práticas criadas especialmente para o armazenamento de leite.
COMO ESTERILIZAR OS RECIPIENTES

As formas mais comuns de esterilizar o recipiente para armazenar leite humano são:

- Ferver os potes por aproximadamente 15 minutos; (contar o tempo a partir do início da fervura). Deixar escorrer sobre um pano limpo até secar (não enxugá-los). Depois de secos, fechá-los sem tocar na parte interna das tampas;

- Utilizar esterilizadores específicos para esse fim;(devem ir ao microondas pelo tempo recomendado pelo fabricante na embalagem).


QUANTO TEMPO POSSO ARMAZENAR O LEITE MATERNO:
EM TEMPERATURA AMBIENTE:

O leite pode ficar no máximo até 2 horas, mas o ideal é ser consumido imediatamente após a retirada.
Isso se deve ao risco de crescimento de microorganismos indesejados e contaminação do leite.

NA GELADEIRA:

De acordo com a Rede de Bancos de Leite Humano,o leite pode ser conservado em geladeira por até 12 horas. Se for ultrapassar esse período, é recomendado congelar para evitar que estrague.
Utilizar a prateleira de cima da geladeira, por ser mais fria, e nunca guarde na porta, pois a temperatura é variável, podendo estragar o leite. Procure deixar o recipiente com leite longe de outros alimentos crus, como verduras e carnes.

NO CONGELADOR:

De acordo com recomendações do Banco de Leite Humano, desde que com uma temperatura de -10ºC, você pode armazenar o leite por um período de até 15 dias. O congelador deve ter uma porta separada da geladeira, pois assim a temperatura não irá variar dentro do freezer.
Essa é a recomendação dos especialistas da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, que é referência internacional

Não encha o recipiente até a boca. Deixe 2 centímetros de espaço até a borda da mamadeira ou do recipiente, porque todo líquido "incha" depois de congelado.
Preencha em uma etiqueta a data do congelamento e cole no recipiente,que pode ser preenchido aos poucos com o leite com várias "tiradas" de leite; a data de validade do leite vai continuar sendo a da primeira ordenha.
Para completar um recipiente que não está cheio ainda, é só ir colocando o leite novo por cima do que já estava congelado. Use outro recipiente para retirar o leite e abra o do leite congelado somente na hora de guardar o leite novo.

COMO DESCONGELAR O LEITE

Principais formas para aquecer o leite materno:
      - Em água corrente, deixando embaixo da torneira. Essa forma não é recomendada por gastar muita água; em tempos de economia devemos colaborar.

      - Encher um recipiente maior com água quente, temperatura entre 37º e 40º, deixando frasco com leite materno dentro do outro até descongelar.

      - Banho Maria: a água não pode chegar em temperatura de ebulição; deve ser somente o suficiente para aquecer.

      - Usar biberões e aquecedores de mamadeira, preferindo os de aquecimento a vapor por não alcançarem temperatura de fervura, sendo seguros e rápidos.
     
O microondas não é aconselhável porque existe a possibilidade de algumas propriedades do leite se perderem no processo de aquecimento.

POSSO RECONGELAR O LEITE?

Nunca recongele o leite materno depois dele ter sido desgelado. Jogue fora todo leite que sobrar na mamadeira.

ATENÇÃO

Se você tem bastante leite, poderá doá-lo para quem não tem e precisa!
Obtenha mais informações sobre a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (como e onde doar) através do site http://www.redeblh.fiocruz.br/

Ainda tem dúvidas? Participe do nosso curso para saber mais sobre esse e outros assuntos!

Autor: Cristina Volcov - Enfermeira Obstetra

Nenhum comentário:

Postar um comentário