segunda-feira, 30 de julho de 2018

AMAMENTAÇÃO É A BASE DA VIDA – SEMANA MUNDIAL DE ALEITAMENTO MATERNO


O aleitamento materno é a melhor forma de fornecer ao recém-nascido todos os nutrientes necessários para o crescimento saudável. O leite materno promove o desenvolvimento sensor e cognitivo da criança, além de protegê-la contra doenças crônicas e infecciosas.

A orientação do Ministério da Saúde é que o bebê receba somente o leite materno até os 6 meses e que depois seja associado a outros alimentos, até que a criança complete dois anos ou mais. A amamentação exclusiva reduz a mortalidade infantil por enfermidades comuns da infância, como diarréia e pneumonia, ajuda na recuperação de enfermidades além de aproximar mãe e bebê.

Tendo em vista a sua importância, de 1 a 7 de agosto, comemora-se a Semana Mundial de Aleitamento Materno e todos os anos um importante tema é escolhido.

Esse ano o tema definido pela Aliança Mundial para Ação em Amamentação (WABA) será: “Amamentação é a base da vida”.

Amamentar é ofertar o melhor alimento para o bebê, ou seja, o leite materno, proporciona uma melhor saúde física, mental e emocional.

Essa é uma campanha que tem como objetivos:

- Informar sobre o modo como a amamentação está ligada à boa nutrição, segurança alimentar e redução da pobreza.

- Vincular amamentação dentro da  agenda de nutrição, segurança alimentar e diminuição da pobreza.

- Envolver-se com indivíduos/organizações que trabalham nessas questões.

- Motivar ações para promover a amamentação como parte das estratégias de nutrição, segurança alimentar e redução das desigualdades.

O foco é prevenir todas as formas de desnutrição, garantir a segurança alimentar principalmente em tempos de crise e quebrar o ciclo da pobreza.

A Organização Mundial da Saúde (ONU) e a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) querem chamar a atenção para as vantagens da amamentação e os problemas que as mulheres enfrentam para alimentar seus bebês de forma natural.

A amamentação, apesar de ser um ato natural, é um comportamento a ser aprendido. Muitas mamães tem dificuldades mas sabemos que grande parte delas necessita de encorajamento e apoio para amamentar.

Iniciativas como essa, da Semana Mundial de Aleitamento Materno, são essenciais para garantir a conscientização da sociedade sobre a importância da amamentação, e demonstram a necessidade de investimento em campanhas que rompam com conceitos errados, que muitas vezes levam a mãe a desistir de amamentar por falta de conhecimento e apoio.

Fontes: Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar – International Baby Food Action Network (IBFAN), Aleitamento.com, Waba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário